Engenharia Ambiental

.

domingo, 23 de maio de 2010

Aula de Campo - Parque do Cocó e Comunidade Dias Macedo (Fortaleza-CE)



Na data 26 de março de 2010, nós, alunos do IFCE (Instituto Federal do Ceará – Campus Maracanaú), realizamos duas visitas técnicas. Inicialmente visitamos o Parque Ecológico do Rio Cocó, sua área compreende o trecho da BR-116 à foz do Rio Cocó, localizado no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, perfazendo um total de 1.155,2 hectares . O Parque Ecológico do Cocó está em processo de adequação ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Em seguida, fomos para a comunidade Dias Macedo.

O Parque Ecológico do Cocó é uma área de conservação, um parque estadual da vida natural localizado no meio da cidade. Tem esse nome devido ao rio que forma o bioma de mangue, o rio Cocó. O primeiro ponto do rio Cocó a ter sido protegido e aparelhado foi criado em 29 de março de 1977 declarado de utilidade pública para desapropriação. Em 11 de novembro de 1983 o decreto municipal número 5.754 deu a denominação de Parque Adhail Barreto. Em 5 de setembro de 1989 o decreto estadual número 20.253 cria o Parque Ecológico do Cocó e expandido em 8 de junho de 1993 atualmente abrange uma área de 1.155,2 hectares.


ASPECTOS BIÓTICOS:

Fauna e Flora do Cocó
Sua exorbitante fauna e flora é um espetáculo em meio o caos urbano que a cerca. Basta entrar no Cocó e saber o porquê de sua estima para as gerações futuras. A sua fauna é composta por mais de 100 espécies. Algumas espécies são exclusivas do Cocó. No entanto, o desmatamento, o aterramento, a poluição e as construções em áreas irregulares estão cada vez mais reduzindo. Construções sem muitas contestações devido ao progresso desordenado.
as espécies vegetais mais dominantes são os mangues Rhizophora mangle L, Avicenia Schaveriana Stapf. e Leech, e Laguncularia racemosa.
O manguezal do Rio Cocó em seus trechos preservados formam uma mata de mangues de rara beleza, situado no coração de Fortaleza onde várias espécies de moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos compõem cadeias alimentares com ambientes propícios para reprodução, desova, crescimento e abrigo natural.


ASPECTOS ABIÓTICOS:

Solos e Recursos Hídricos
No parque podemos identificar várias unidades geoambientais, tais como: planície litorânea, planície flúvio-marinha e superfície dos tabuleiros litorâneo. A planície litorânea está caracterizada por duas feições geomorfológicas distintas, mas intrinsecamente relacionadas: as praias e as dunas fixas e móveis.
A planície flúvio-marinha, ocupa desde os trechos do rio localizados na BR-116 até a sua foz, onde forma um estuário. Nessas áreas, pelas condições adversas, com alta salinidade da água e do solo, níveis muito baixos de oxigênio no solo, freqüentes inundações pela maré alta.


ASPECTOS SOCIO-ECONÔMICOS:

A área mais afetada do Cocó pela degradação de construções se dá nos bairros nobres. Uma em especial chama a atenção pelo grau de ousadia em sua concepção e de alto índice de desmatamento e aterramento. O Shopping Iguatemi e suas vias de acesso ao estacionamento foram erguidos sobre aterramentos de lagoas de salinas e do mangue, ocasionando perdas de valor precioso para o equilíbrio do estuário. O Iguatemi é o maior símbolo do desrespeito da força do poder econômico individual perante a grandiosidade da coletividade da vida. O valor ecológico do Cocó para a cidade vai muito além os dos serviços prestados no shopping, não há como comparar, mas o Cocó atua no controle de enchentes, na preservação da biodiversidade, no desenvolvimento da pesca, na importância paisagística, no controle do clima, no espaço de lazer, turística e educação ambiental, sendo o principal recurso hídrico com o manguezal e sua planície de inundação que fazia parte a área construída do Iguatemi.


COMUNIDADE DIAS MACEDO

Conhecemos as instalações dos trabalhos que são feitos na comunidade do Dias Macedo. Envolvem trabalhos de tratamento de esgoto, inclusão digital e biblioteca aberta para os moradores. Além desses trabalhos feitos em prol da comunidade existem um laboratório de pesquisa e uma pequena estufa.


Aspectos Relevantes:
• Positivos:

Os aspectos positivos dessa área de extensão são:
Melhorias nas condições de saneamento básico
Inclusão digital
Biblioteca aberta aos moradores da comunidade
A questão das pesquisas que são feitas no laboratório com bons equipamentos e uma pequena estufa para realização da hidroponia.

• Negativos:

Um dos aspectos negativos é que são poucas as pessoas que estão trabalhando no projeto, pelo fato de ainda estar em trabalho de crescimento e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário