Engenharia Ambiental

.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O meio ambiente, conjunto de todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos que habitam no mesmo ambiente, encontra-se cada vez mais afetado devido a grande falta de ética e educação.
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.
Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.

2 comentários:

  1. Saiba tudo o que vai rolar no deVERcidade 2010!
    21/02/2010



    O maior evento de fotografia do estado do Ceará se prepara para invadir mais uma vez o entorno do Mercado dos Pinhões, na Praia de Iracema. De 24 a 28 de fevereiro, a 4ª edição do deVERcidade vai fazer ferver o espaço, com sua maior exposição até agora: 43 fotógrafos vindos de 11 estados e do Distrito Federal.

    Muito mais do que uma mera exposição de fotografias, o deVERcidade vem se consolidando como uma experiência visual completa e, acima de tudo, democrática. Além das exposições e instalações, o livre acesso a oficinas e palestras tornaram-se marcas registradas do evento, e neste ano não seria diferente. Ao todo, serão ofertadas nove palestras e sete oficinas ministradas por profissionais de renome nacional e inteiramente gratuitas.

    Além disso, dividido em seis ambientes diferentes, o deVERcidade contará ainda com o lançamento de mais de 10 livros de autores-fotógrafos, loja deVERcidade, projeção de documentários, longa-mentragens e vídeos experimentais no telão principal, e intervenção do Dj Fil e convidados nos cinco dias do evento.

    A festa de abertura será no dia 24 a partir das 20h com homenagem ao fotógrafo Mário Cravo Neto, seguindo com o som da banda Metalira. No sábado (27) haverá também a FotoFesta com o Dj Guga de Castro, a partir das 22h30.

    Não deixe de conferir e prestigiar essa mega festa da produção autoral local e nacional!
    Acima, veja algumas das fotos dos expositores, além da programação completa.


    ______________
    Matéria: Maarji

    ResponderExcluir
  2. Manuel Bandeira

    João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
    Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
    Bebeu
    Cantou
    Dançou
    Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.


    Poética

    Estou farto do lirismo comedido
    Do lirismo bem comportado
    Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
    protocolo e manifestações de apreço ao Sr. Diretor.
    Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o
    cunho vernáculo de um vocábulo.
    Abaixo os puristas

    Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
    Todas as construções sobretudo as sintaxes de excepção
    Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

    Estou farto do lirismo namorador
    Político
    Raquítico
    Sifilítico
    De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora
    de si mesmo
    De resto não é lirismo
    Será contabilidade tabela de co-senos secretário
    do amante exemplar com cem modelos de cartas
    e as diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.

    Quero antes o lirismo dos loucos
    O lirismo dos bêbados
    O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
    O lirismo dos clowns de Shakespeare

    - Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

    ResponderExcluir